Secou, E Agora?

Fiquei sabendo que não foi só aqui no Sul que deu a louca no tempo e ele decidiu fazer um remember de Junho (hello, inverno acabou dia 23, querido!!). E aí nossa pele e nosso corpo já sentem a diferença, e é preciso mudar um pouco os cuidados com eles. Hoje eu me assustei quando olhei no espelho e me deparei com minha pele mega seca! E pensei que o mesmo pode ter acontecido com vocês, não é? Por isso vim aqui ajudar a acabar com seus problemas!

Para começar, é preciso lembrar que algumas partes do corpo precisam de atenção e hidratação redobrada no frio: rosto, colo, pés, mãos, joelhos e cotovelos. Então aqui vão algumas dicas para deixar a pele sempre linda, mesmo em dias assim!

1) Evite tomar banhos muito quentes! A água quente retira o pouco sebo que resta na pele durante o frio, que atua como proteção natural da cútis. O banho ideal é com água morna (e eu sei o quão difícil é isso com o frio que tá fazendo :/). Já no rosto, apenas água fria!

2) Uso de esponjas. No corpo, utilizar esponjas ou buchas não prejudica a pele, já que elas ajudam a remover as células mortas. Porém, é estritamente proibido lavar o rosto com esponjas, pois elas agridem a pele sensível.

3) Invista em uma boa hidratação. Use hidratantes de qualidade, que promovam uma hidratação intensiva. Eles não precisam ser diferentes dos usados no verão, mas quem tem ou está com a pele seca pode aplicar produtos à base de óleo de amêndoa, aloe vera e ureia. Também são indicados hidratantes com componentes antioxidantes, como as vitaminas E, A e C. Já a pele oleosa necessita dos produtos em gel (que são oil-free), que protegem do frio e minimizam o aparecimento de cravos e espinhas. Importante lembrar que a pele seca é tão propícia ao aparecimento de cravos e espinhas quanto a oleosa, já que as glândulas produzem mais sebo pois entendem que a pele está precisando ser hidratada. Por isso, não é nada indicado mexer nas espinhas (por mais que dê aquela agonia enorme!!), e sim investir em produtos secativos.

4) Beba bastante líquido! ÁGUA, chás e sucos super contribuem na hidratação da pele (refrigerante NÃO vale!). No frio, nós sentimos menos sede, mas não se pode esquecer da água de forma alguma. Como nós já sabemos de cor: A hidratação do corpo e da pele acontece de dentro para fora! 

5) Atenção aos óleos corporais. Eles não hidratam a pele, apenas retém a umidade da superfície. Por isso, quando for utilizá-los, o hidratante deve ser aplicado antes do óleo.

6) Super dica. Antes de escolher um produto, analise a sua composição e os princípios ativos. Existem três itens ótimos que vêm sendo usados em tecnologias mais modernas: Threalose (que atua na membrana celular e combate a desidratação causada pelas variações climáticas bruscas e baixa umidade); Aquaporine (melhora a circulação de água entre as células, reforça a reserva natural de água na epiderme, restaura a hidratação, maciez e elasticidade da cútis) e Laminactinet (melhora a absorção e penetração dos ativos, além de ter ação calmante).

7) Esfoliação. Diferentemente da pele oleosa, a pele seca não requer esfoliação semanal. É preciso deixar super claro que o tempo indicado para esfoliações mais profundas para esse tipo de pele é de 15 a 30 dias. Eu, particularmente, uso um sabonete anti-acne mais suave que esfolia a pele diariamente, mas procuro evitar as áreas mais ressecadas nos dias frios. A esfoliação em excesso retira o sebo natural da pele, facilitando o surgimento de espinhas (por isso, não vai ficar louca esfregando a testa achando que isso vai tirar a espinha, ok).

8 ) Filtro solar SEMPRE! O sol do inverno, ou dos dias mais frios, é uma delícia! Mas não se engane, ele não é inofensivo. Minha mãe chama ele de “pega bobo”, hahaha. Continue usando protetor solar, e também um protetor labial – já que os lábios sofrem muito com o frio, podendo rachar e até criar feridas (e fica feio com batom, né?).

9) Limpeza antes de dormir. Limpe sempre o rosto antes de dormir, com o auxílio de um demaquilante, para retirar as impurezas acumuladas durante o dia e desobstruir os poros. É preciso permitir à pele respirar para que ela esteja preparada para a aplicação do hidratante. Dormir com maquiagem é inaceitável! E a desculpa de “voltei tarde da balada, tava caindo de bêbada sono” não vale, ok!

10) Procure um dermatologista se você notou constantes irritações e descamações causadas pelo frio. Ele também pode proporcionar doenças da epiderme, como dermatite atópica e dermatite seborreica – quando a pele fica bem seca e áspera. Muitas pessoas acham que aplicando um hidratante na área afetada irá resolver, mas é preciso auxílio de um profissional qualificado!

E aí, foi útil? Preparadas para deixar a pele linda de novo com esse tempo louco? Então mãos à obra!! Coloque o frio a seu favor mantendo a pele impecável 🙂

Fotos: Reprodução.

Anúncios

2 comentários sobre “Secou, E Agora?

  1. Dica baratinha com coisas que se tem em casa:
    – Tomou banho, estava muito frio, molhou o rosto com muita água quente, ao sair do banho, lave o rosto, ou apenas jogue água gelada para dar choque térmico.
    – A pele tá ressecada e você não tem esfolheante? Fácil, você pode “fazer” seu esfolheante em casa, como? Pegue um pouco de creme hidratante e coloque açúcar, ou se preferir pode colocar açúcar direto na mão e passar suavemente pelo rosto.
    – Outra dica que deixa a pene mais macia, é mel.

    Parece balela, mas funciona, e todo mundo tem em casa, então, sem desculpas para pele ressecada!

    PS: amei o posto Brú, cada dia você escreve melhor!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s