Tendência: Barroco

A tendência barroca, muito vista nas passarelas de inverno europeias, se caracteriza pela exuberância. Já conhecemos um pedacinho dela com as estampas de lenço – tem post AQUI -, uma ramificação da tendência que pode ser aplicada no nosso verão.

Antes de conhecermos mais a tendência, vamos ver o que é o Barroco?

O Barroco é um estilo artístico que surgiu em meados do século XVII na Itália. É correspondente à Contra-Reforma e caracterizado pelo esplendor e pela exuberância, considerado uma continuação do Renascimento, já que trata de um profundo interesse pelas artes da Antiguidade clássica. As características artísticas dessa escola são, principalmente, os fortes contrastes entre o claro e o escuro, o bem e o mal, o dinamismo, dramaticidade, e uma alta tendência decorativa – principal para nosso ramo fashion.

As artes barrocas costumam retratar o lado espiritual, a relação do homem e de Deus – muitos anjos, figuras religiosas e divindades; possuem ricos detalhes, arabescos e cores vivas, sendo encontradas, muitas vezes, em tetos de palácios e catedrais.

Agora que sabemos as características desse estilo artístico, basta colocarmos elas nas peças de roupa! Essas peças são encontradas, normalmente, com muitos detalhes decorativos, cores metalizadas – normalmente o dourado – e vivas em contraste com cores escuras, e muita dramaticidade.

Além disso, os bordados, pedrarias, arabescos e rendas são pontos fortes da tendência. As cores dourada, prata, bronze e preto são as principais na constituição das estampas e bordados.

As estampas e bordados lembram muito os trajes tradicionais da Índia e do Marrocos. Prints de rosas coloridas em fundos escuros e anjos também são facilmente encontrados nas peças com características barrocas.

As pedrarias coloridas que a Lanvin lançou na passarela de Outono 2012 são o exemplo perfeito do que a Vogue Brasil trouxe na sua edição de Outubro. Enquanto antes os cocktail dresses cheio de bordados, combinados com maxi colares e pulseiras poderosas, eram o grito trend, agora o quadro inverteu: as joias estão nas próprias roupas, que vêm sóbrias (comprimentos na altura dos joelhos, mangas longas, etc.) e em cores invernais, iluminadas pelo brilho colorido das pedras.

Muitas celebridades e fashionistas já estão apostando na tendência! Anna Dello Russo e Kristen Stewart são exemplos.

Já vimos um modelo parecido AQUI!

A exuberância e requinte barroca também é aplicada nos acessórios. A Dolce & Gabbana apresentou óculos, brincos, arcos, sapatos e bolsas inspiradas no estilo. A Chanel também lançou, há pouco tempo, uma coleção de óculos com características barrocas. A tiara nós já vimos AQUI e AQUI!

Os bordados, cores e detalhes das peças barrocas deixam o look super requintado, ideal para ocasiões em especial. A flexibilidade da tendência também permite que as peças com essas características sejam usadas durante o dia, como os vestidos e blusas com estampas de rosas, que não possuem muitos bordados.

É lindo, não é?

Fotos: Reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s