Estilo Preppy

Leitor pede e a gente faz! Recebi como sugestão de uma leitora falar um pouco sobre o estilo preppy, já que ainda não havia falado dele por aqui. Para muitos, a palavra “preppy” pode ser totalmente estranha, mas é muito fácil de entender. E, uma vez que você conhece o estilo, você reconhece ele de longe!

Sempre que ouço sobre o estilo preppy, mentalizo Blair Waldorf e Chuck Bass no início de Gossip Girl. As saias xadrez e plissadas, blazers com brasões, listras, camisas de linho com gravatas, sweaters e cardigãs com losangos, meias 7/8… Ficou fácil saber como é o estilo que falarei hoje então, não é?

Bom, o preppy surgiu nos EUA nos anos 70, e caracterizava grupos de jovens bem nascidos, de famílias ricas e influentes. Na verdade, nessa época os jovens não apenas seguiam o estilo preppy no vestuário, mas adotavam ele como um lifestyle. Sendo assim, você poderia ser chamado de um preppie. Mas o grupo era exclusivo e muito seleto. Apenas os jovens ricos que estudavam em importantes instituições preparatórias para as grandes universidades americanas (daí o nome preppy, de preparatory school) podiam entrar para a sociedade dos preppies.

É o retrato perfeito do início de Gossip Girl, não é?

Se você quer apostar no estilo preppy, anote as dicas aí: para as mulheres, é ideal investir em camisas polos – as com listras largas são perfeitas -, blazers e casacos com bordados esportivos – como brasões -, sweaters e cardigãs xadrez ou com estampa de losangos, jeans escuros ou branco – normalmente com um cinto de couro fino -, calças de alfaiataria, e vestidos e saias rodadas ou plissadas.

Além disso, esses elementos devem ser alinhados à gravatas, meias-calças ou meias 3/4 e 7/8, e cabelo sempre arrumado, com tiaras ou boinas.

Nos pés, as meninas adeptas do estilo preppy normalmente usam botas, tênis – estilo sapatênis – mocassins, oxfords, sapatilhas e, adaptando para nossa realidade, também é possível combinar com slippers!

O preppy tem também muita influência esportiva em seu repertório. Mas são os esportes “finos” que fazem parte do estilo – daqueles que as famílias reais são especialistas -, como o golfe, hipismo, polo e polo aquático. E as características desses esportes aparecem, principalmente, no vestuário masculino.

O preppy clássico X O preppy moderno

O clássico estilo combina as peças em tons frios e elegantes, como o marrom, nude, cinza, preto e, principalmente, o azul marinho. Mas o preppy moderno investe em várias cores vivas combinadas, como o figurino das personagens de Gossip Girl, que normalmente investe no vermelho, amarelo e azul.

No estilo de Blair, é possível ver muitas características do preppy:

Podemos nos inspirar nos acessórios que a Blair usa também, todos eles muito presentes nesse vestuário:

Além da Blair, Serena já apareceu segurando o estilo na série algumas vezes. E também vale lembrar do seriado e filme As Patricinhas de Beverly Hills, em que Alicia Silverstone quase sempre dava vida a sua personagem com os conjuntinhos de saia e blazer xadrez. Lembram?

Mas, claro, o estilo em questão guarda um leque enorme de peças e acessórios para os boys também! E, aliás, tem muito menino que usa e nem sabe que é preppy. É um dos estilos mais comuns para eles, já que muitos são adeptos da camiseta polo + sweater.

Como eu já disse, o estilo preppy é muito influenciado por esportes. Por isso é muito comum vermos homens com vestuário nesse estilo. O que eu mais gosto no preppy masculino, é que eles podem ficar super clássicos e elegantes com um blazer, camisa e gravata, mas basta dar uma dobrada na barra da calça, brincar com as cores e estampas, e o visual descontraído está completo!

As mesmas características se aplicam para eles: losangos, listras, cintos, blazers, peças de alfaiataria, cachecóis, sapatos e sapatênis, e etc.

Descontraído e moderno

Por preppy “clássico e elegante”, eu me refiro ao estilo do nosso já conhecido galã Chuck Bass. Desde o começo de Gossip Girl, ele é adepto do estilo mauricinho riquinho do Upper East Side – embora os figurinos iniciais não sejam tão bonitos quanto os atuais. Apesar de combinações às vezes bizarras de estampas e cores, Chuck nunca deixou seu estilo de lado. Nas temporadas atuais, vemos mais o estilo maduro do preppy, com ternos em cores frias e clássicas, gravatas borboleta e sapatos.

 

Existem marcas que focam muito nesse estilo. As principais e mais famosas são Tommy Hilfiger, Lacoste e Ralph Lauren. Além das roupas, os anúncios e fotos promocionais entregam. Sempre retratam um grupo de jovens – bem vestidos, claro -, assim como os preppies back to the 70s.

É mais simples do que parece, não é?

Por mais que o preppy voltou como tendência em 2008/09 – lembro quando a única coisa que eu usava era polo e sweater hahaha -, ele se solidificou como um estilo. Por isso, não é necessário segui-lo apenas como tendência.

Fotos: Reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s