Mais Razoes Para Tomar Cafe!

Nada combina melhor com o frio que um café bem quentinho! O cheiro, a espuma e a xícara quentinha… mas há muitos anos, o café foi condenado por trazer malefícios à saúde. Graças à pesquisas recentes, um novo veredicto foi dado à bebida: café faz bem, sim!

Reduz a incidência de vários tipos de câncer, combate a depressão e até ajuda nos resultados da academia!

Coffee addicteds como eu podem relaxar! E olha que são muitos: nos EUA, consome-se mais café que refrigerante, chá e vinho, sabia? Por muitos anos, o café foi diagnosticado como responsável por efeitos nocivos à saúde, como pressão alta, doenças cardíacas e até mesmo câncer de mama. Além disso, fiéis consumidores do café sabem que há uma minúscula distância entre o sentimento de ânimo e energia, e o de irritabilidade e impaciência de quando se consome muita cafeína.

O norte-americano Walter Willett, presidente do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, diz que “parece haver poucos riscos de danos graves à saúde. E há benefícios comprovados.” Ele também fez suas próprias pesquisas, e diz que tanto as suas como as outras investigações mais recentes sobre o café “mostram que não há aumento no risco de câncer de mama – ou qualquer outro tipo de câncer -, nem de doenças cardíacas.”

Muito pelo contrário! O café pode, na verdade, reduzir as chances de adquirir diabetes, Parkinson, câncer de cólon e do endométrio, e até mesmo prolongar a sua expectativa de vida!

Vamos aos importantíssimos dados que vão ajudar você e eu a tirarmos proveito dos benefícios do café:

Cientistas relataram que pessoas que consumiam três ou mais xícaras de café por dia apresentavam uma redução de 10% no risco de morte durante o estudo – que durou 12 anos – quando comparados com os que evitaram a bebida.

Vale lembrar que fumar um cigarro enquanto toma o café anula o efeito do grão, que acredita-se ser o responsável pelos benefícios da bebida, já que possui centenas de substâncias fitoquímicas protetoras e antioxidantes.

Pesquisadores de Harvard descobriram que mulheres que bebiam duas ou mais xícaras de café todos os dias tinham uma redução moderada no risco de depressão. Isso porque a cafeína tem efeito estimulante no cérebro, e ativa alguns dos mesmos neurotransmissores que os antidepressivos. Além disso, a substância reduz a possibilidade de se adquirir carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele.

Tomar uma xícara pela manhã também contribui na malhação! Mas é preciso consumir o café em até uma hora antes de ir para a academia. A cafeína aumenta a força das contrações musculares, além de melhorar o humor e a energia.

Uma dica final e muito útil: filtros de papel retiram uma substância chamada cafestol, responsável pelo aumento do colesterol no sangue. Sendo assim, opte pelo café coado ao invés do expresso. Claro que um expresso ou outro não lhe fará mal, “mas múltiplas xícaras de café não filtrado todos os dias podem afetar seu colesterol”, como adverte Walter Willett.

Utilize o café a seu favor!

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