Azulejo Portugês: A Tendência de Portugal

Ainda nem estamos no verão, e a estampa de azulejo português já está marcando o cenário fashion! Altamente explorada nos desfiles de verão 2013 por Roberto Cavalli e Valentino, este print inspirado na arquitetura colonial e nas porcelanas portuguesas rapidamente invadiu as araras das fast fashion, e se tornou presente nas coleções de verão das marcas brasileiras.

Normalmente composta pelas cores azul e branco, a estampa de azulejo vem com flores, arabescos e grafismos, e propõe uma maneira diferente de se usar o tom royal liso, muito valorizado pelos designers nos últimos anos. O print traz um ar fresh e veranista, muito mais fácil de usar durante o dia, já que compõe uma estética mais despojada que sofisticada.

O jeito mais fácil e certeiro de usar a estampa é combinando com peças lisas das mesmas cores, o azul e o branco. Assim, mesmo que há outras cores no look – como o amarelo, verde, preto, etc. – , a harmonia dos tons prevalece. Mas uma forma menos óbvia e clichê de montar o look é combinando peças em vermelho ou pink, ou até mesmo acessórios nas cores em questão. A combinação azul + branco + vermelho é facílima de fazer e dá certo!

 

Para quem gosta de arriscar e sair da zona de conforto, o mix de estampas é umas opção. Porém, é preciso ser cuidadosa para que o look todo não vire uma bagunça! Cuide com cores e escolha padrões que complementem a estampa de azulejo. Para não pesar, opte por peças com estampas focadas em arabescos e grafismos. Quanto à mistura de cores, ela pode até funcionar se o restante do look for minimalista: blazer branco, jeans, acessórios mega discretos… Até mesmo usar duas peças com o print de azulejo, mas com padrões diferentes, vale! O conjuntinho e macacões com a estampa também são formas diferenciadas de usar a tendência. Mas lembre-se que isso com certeza chamará muita atenção! Combine, de preferência, com acessórios prateados.

Os vestidos, longos ou curtos, combinam muito com a estampa de azulejo. Eu a vejo como algo para usar mais durante o dia, já que traz um ar mais casual e fresco, e não como uma opção para um evento noturno. Mas, se for o caso, aposte em peças de manga longa e de renda. A estampa também tem aparecido muito em saias, normalmente justas, o que é um problema para quem quer disfarçar o quadril largo. Como toda estampa, a de azulejo português tende a aumentar a silhueta, por isso exige cuidados na hora de montar o look. Eu sou fã dos blazers e das camisas com aplicação da estampa!

Mas, seja qual for a produção escolhida, as peças com a estampa de azulejo devem ser adquiridas logo, porque elas com certeza vão enjoar, já que a profusão de peças em lojas de fast fashion e marcas nacionais e internacionais é grande, e, com certeza, não serão difíceis de achar!

Prepare-se, porque essa estampa promete no nosso verão!

Fotos: Reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s