Estilo: Saia Midi

Você já deve ter ouvido muito falar dessa peça que invadiu o 2º semestre de 2013 como nenhuma outra – e se ainda não ouviu, fique alerta porque ela promete! A saia midi é a peça principal de muitos desfiles Outono-Inverno do SPFW e das passarelas internacionais, sendo considerada uma das maiores tendências da temporada, apesar de cair muito bem, obrigada, nos looks de verão. Nada mal para quem gosta de ser trendsetter e mostrar que está antenada.

A saia midi representa o estilo lady like dos anos 50 na sua versão atual, um new look, e perfeita para uma combinação hi-lo. É esse estilo que reinterpreta a criação de Christian Dior em 1947, uma saia que tinha cintura marcada e confeccionada com muito tecido, que proporcionava um shape amplo à peça, com a barra feita a exatos 40 cm do chão. Afinal, esta é a razão para a saia ser chamada de “midi“, um comprimento característico por começar pelo menos 3 dedos abaixo do joelho e variar até o fim da panturrilha.

Apesar do seu sucesso nas passarelas e editoriais de moda, todas nós sabemos que, na prática, não é tão simples assim colocar uma saia midi e pronto. Pelo menos 90% das mulheres sentem insegurança na hora de sair de casa com uma peça como essa, e, por isso, é preciso saber como usar e adequar a saia ao seu estilo. Até porque, poucas de nós são tão magras e altas como as modelos que carregam o comprimento midi nas passarelas e revistas! Mas isso não quer dizer que só porque você não é do tipo modelo, que não pode usar qualquer saia que venha nesse comprimento. Como muitas de nós adaptamos os exageros e firulas dos desfiles para o dia a dia – o que nos torna reais fashionistas -, o que buscamos é a praticidade da moda com o conforto de se sentir bem… pelo menos na maioria das vezes!

Então confira como usar a saia midi sem erro com algumas dicas importantes na hora de preparar o look!

Como esse comprimento imprime um ar de sobriedade e carrega uma forte influência vintage, a ideia é investir em elementos divertidos que deem cara ao look, o deixem mais espontâneo e cool. Eu indico blusas estampadas, cores fortes e vivas, camisas em tecidos metalizados, acessórios bacanérrimos – combo de anéis, pulseiras ou maxi brincos -, jaqueta de couro sob o ombro, tecidos leves e cortes amplos, e até o mix de estampas, desde que com muito cuidado!

Para usar a saia midi sem achatar ou aumentar a silhueta…

Marque a cintura! Opte por blusas, camisas e tops sequinhos, e sempre dentro da saia, para que a cintura fique em evidência e desenhe a silhueta.

Não tenha medo do decote. Já que a saia esconde grande parte do corpo, é bom equilibrar apostando em um decote na frente ou nas costas. Não é necessário exagerar, claro.

Deixe a sapatilha em casa se você for baixinha. O salto alonga e muito a silhueta, e isso é essencial no look com saia midi!

Abra o olho para as cores! Se a altura é problema, invista em looks com peças do mesmo tom ou monocromáticos para evitar o corte brusco ao longo da silhueta. O velho ensinamento nunca deve ser esquecido: cores vivas e mais claras, como tons pastéis, dão a ilusão de expandir o corpo; e tons neutros, escuros e opacos tendem a afinar.

Prefira o corte reto ou evasê para deixar o corpo mais longo e esguio, embora a saia midi possa aparecer em diversos shapes – lápis, godê, evasê, trapézio, plissada…

Equilibre as proporções. Principalmente se o seu corpo for do tipo violão. Evite blusas de lã, suéteres pesados, blusas largas e por fora da saia, pois essas escolhas irão aumentar a silhueta. Lembre-se que marcar a cintura passa a real proporção do seu corpo.

Pense bem no sapato, especialmente na cor! Se a saia for neutra, opte por um sapato neutro. Manter uma linha de cores iguais deixará a pessoa mais alta.

Braços magrinhos de fora dão ilusão de magreza para o corpo todo!



A russa Miroslava Duma é referência de estilo! A fashionista mede menos de 1,60m e dá uma aula de como usar saia midi sem achatar, espia só:

Sou a favor da moda para todas, e tudo é possível quando nos sentimos bem e respeitamos o nosso corpo. Basta um pouco de criatividade – e truquezinhos infalíveis!

Esqueça as regras e saia de casa com sua saia midi hoje!

Fotos: Reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s